Atalhos
 
   
 
   


 
» Presidência » Apresentação
 
   

O Presidente


O desembargador Herculano Rodrigues, tomou posse, dia 29 de junho, como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).  O mandato terá duração de dois anos.

Nascido na cidade mineira de Abre Campo (Zona da Mata), em 7 de janeiro de 1949, o novo presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, empossado no cargo em 29 de junho 2012, é filho de Octávio de Paula Rodrigues e Maria Martins Rodrigues. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1971, tendo iniciado sua trajetória como advogado na comarca de Abre Campo e nas comarcas vizinhas. 

Cinco anos depois de formado, ingressou na magistratura, tendo sido juiz de Direito nas comarcas dos municípios mineiros de Tarumirim, João Pinheiro e Carangola. Entre os anos de 1983 e 2004, foi juiz substituto na comarca de Belo Horizonte, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, juiz titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais e juiz suplente, na vaga de desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). 

Entre outras atividades profissionais, ocupou os cargos de vice-presidente na Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tendo sido, nesta última, também secretário-geral. No TRE, foi também vice-presidente, corregedor e presidente. 

O desembargador Herculano Rodrigues construiu, paralelamente à sua trajetória como magistrado, uma carreira no magistério. Lecionou Direito Público e Privado na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (Fumec) e foi professor de Processo Penal no Curso de Preparação de Magistrados da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). 

Ao longo de sua trajetória profissional, o magistrado foi condecorado com várias medalhas. Desde dezembro de 1997, é desembargador do TJMG. Ocupou, na última gestão, o cargo de 2° vice-presidente. A eleição que confirmou o nome dele para suceder o presidente Cláudio Costa foi realizada em 23 de abril de 2012. 

Gabinete da Presidência – GAPRE
Rua Goiás, 253 - anexo II – 14º andar
(31) 3237.6594/6402 - gapre@tjmg.jus.br

   

R. Goiás, 229 - Centro - Belo Horizonte - MG - 30190-030 - Contatos Guia Judiciário
© Copyright 1997-2008, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais