Metas Nacionais do Poder Judiciário

Justiça do Século XXI

Durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro último, em São Paulo-SP, foram estabelecidas as 10 Metas Prioritárias para 2010.

O Tribunal de Justiça de Minas, com o engajamento da Magistratura, de servidores e colaboradores, participa do esforço nacional para atingir as Metas Prioritárias do Poder Judiciário,  de modo a assegurar os resultados almejados pela sociedade. Leia mais... »

 


 

Conheça algumas das iniciativas desenvolvidas no Tribunal de Justiça que contribuem para o alcance das metas nacionais.

Metas 1 e 3

Portaria-conjunta 179/2010

A Meta 1 prevê o julgamento em 2010 de quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos este ano mais uma parcela do acervo.

A criação do canal “Quero Conciliar” foi uma das ações sugeridas pelo CNJ para cumprimento da Meta 3.
Leia mais... »

Meta 2

Resultados Janeiro 2010 a Dezembro 2011

De janeiro/2010 a dezembro/2011 foram julgados 120.184 processos relativos a Meta 2/2010. Foram julgados 77.873 processos anteriores a 2005; 25.597 processos cíveis, 15.566 processos criminais (distribuídos a partir de 2006) e 1.148 ações penais de competência dos tribunais de júri, distribuídos até 2007.

Leia mais... »

 

Meta 4

Sistema Themis

O TJMG concluiu a informatização dos julgamentos com a implantação do Sistema Themis em suas 25 câmaras. Leia mais... »

Meta 5

Gestão de Primeira

Lançado o programa Gestão de Primeira, que visa padronizar os procedimentos nas varas do Estado. Leia mais... »

Meta 6

Desafio Sustentável

Veja as ações e resultados sustentáveis desenvolvidos.
Leia mais... »

Meta 7

Relatório de Produtividade

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já cumpriu integralmente a Meta 7. Desde abril de 2010, o TJMG disponibiliza na internet, para acesso público, os relatórios de produtividade dos magistrados. Leia mais... »

Meta 8

Programa de Educação Continuada

No TJMG são desenvolvidos programas de educação continuada voltados para a formação e profissionalização de magistrados e servidores. O cronograma dos cursos de 2011 já pode ser acessado. Leia mais... »

Meta 9

Ampliação de velocidade na conexão

O TJMG já ampliou a velocidade dos links de internet e de tráfego de dados nas comarcas, por meio de contrato. Leia mais... »

Meta 10

Sistema - Hermes de malote digital

O sistema possibilita o envio de cartas precatórias e de alvarás de soltura eletrônicos, com agilidade e segurança, sem o perigo de extravios. Leia mais... »


Destaque

Meta 4

Acórdãos

Image description

O TJMG concluiu a informatização dos julgamentos com a implantação do Sistema Themis em suas 25 câmaras. Com o Themis, os acórdãos dos processos julgados em diversas Câmaras Cíveis do TJMG já ficam prontos na própria sessão de julgamento. Depois da sessão, todo o processo de elaboração, assinatura, publicação e disponibilização do acórdão, feito manualmente, num prazo mínimo de 30 dias, com o sistema, fica eletrônico. Com a nova sistemática, a íntegra dos acórdãos estará disponível para consulta no sistema em torno de 48 horas.

Conheça a página do Sistema Themis no portal (menu Serviços > Sistema Themis - clique aqui).

 


Resumo das metas

Metas Prioritárias 2010

A agilização dos trâmites processuais, a utilização de boas práticas, a melhoria do capital humano e da informatização são os focos prioritários das ações a serem empreendidas em 2010. O propósito é atingir as metas anuais e dar continuidade à execução da estratégia, a fim de oferecer à sociedade serviços judiciais mais rápidos e eficientes. As metas 1, 2, 3, 4 e 7 estão focadas na agilização dos trâmites processuais, já as metas 5, 6, 8 tratam, respectivamente, de boas práticas, economicidade e melhoria do capital humano. E as metas prioritárias 9 e 10 visam ampliar a informatização dos tribunais.

Leia mais... »