Atalhos
 
   
 
   


 
» Agenda » Espaço Cultural » Comarcas do Interior
 
   

Comarcas do Interior

 

 

Uberlândia realiza novo mutirão de ações envolvendo o Bco Bradesco

 

Entre os dias 22 e 25 de outubro, a comarca de Uberlândia realizará mais um mutirão envolvendo processos afetos ao Banco Bradesco.

Estão na pauta de julgamentos mais de 1.000 processos envolvendo as 10 varas cíveis e os Juizados Especiais da comarca, envolvendo transações bancárias com o Banco Bradesco.

Os processos serão analisados em audiências, as quais terão como objetivo a conciliação e a facilitação da composição entre as partes.

Estão agendadas mais de 100 audiências para serem realizadas em cada dia do mutirão.

Segundo o Juiz Diretor do Foro Paulo Fernando Naves de Resende e Coordenador do Mutirão, no primeiro dia, as audiências iniciarão às 08hs, sem ter hora para terminarem, pois o mais importante é que todas as audiências marcadas sejam realizadas e dentro dos trâmites legais do processo, pois o que se busca é o maior número de acordos. O Coordenador do evento ressalta, ainda, a importância da cobertura do mutirão por parte da imprensa, o que fará com que pessoas que não conseguiram ser encontradas pelos Oficiais de Justiça para ser intimadas não deixem de comparecer.

Segundo ainda o Diretor do foro, as pessoas que forem intimadas para esse mutirão não devem deixar de comparecer, pois é uma ação do TJMG visando que as pessoas consigam o mais breve possível a solução de seus conflitos.

As audiências serão realizadas nos horários de 08 às 11:00h e das 12 às 18:00h, no piso superior do Salão do Júri, local que será definitivamente o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Abelardo Pena, na Pça Prof. Jacy de Assis, s/n, Centro.


Uberlândia, MG, 10 Out 2012.
Assessoria de Comunicação Institucional
Núcleo Fórum Abelardo Penna


Inscrição para Espaço Cultural Forense - ano 2013

 

Inicia nesta quarta-feira, dia 10 de outubro e vai até o dia 10 de novembro, as inscrições para aqueles artistas plásticos que desejarem expor seus trabalhos no Espaço Cultural Forense, no ano de 2013.

Os interessados deverão entregar currículum com dados pessoais e artísticos na Administração do Fórum ou na Assessoria de Comunicação (Salas, 37 e 48, respectivamente), das 12 às 18h.

Deverão ser anexados nos currículos 5 fotos coloridas de suas obras.

O Espaço Cultural Forense fica no Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n, Centro.

 

Uberlândia,MG, 10 Out 2012.
Assessoria de Comunicação Institucional
Núcleo Fórum Abelardo Penna



Belos Rebeles Cerrados Mineirenses
Projeto Crescer para florescer IV e AICA – Criações

 

Expositores: jovens de 08 a 14 anos
Data: 11 a 28/09
Horário: 12h as 18h
Local: Espaço cultural forense
Endereço: fórum Abelardo Penna – praça prof. Jacy de Assis, s/n – Centro – Uberlândia  



Exposição “Olhos da Alma”, em Urberlândia-MG

Após alguns anos sem participar de exposições  em Uberlândia-MG, o barretense Renato Amisy retorna ao Espaço Cultural Forense - Fórum Abelardo Penna, de 07 a 24 de agosto de 2012, para trazer aos mineiros a sua “Olhos da ALMA”, numa coletiva juntamente  com a artista plástico Renata Sousa, na  exposição  intitulada de  

D´Alma Parisiense à Alma do Cerrado

Em abril de 2012, o artista plástico Renato Amisy realizou na cidade de Barretos, na Câmara Municipal de Barretos a exposição  OLHOS DA ALMA, que foi um grande sucesso, atraindo a atenção de associações voltadas aos cuidados com Pessoas com Necessidades Visuais, os assistidos das mesmas puderam “enxergar”  através do Toque as obras do artista barretense. E com a mesma finalidade de incluir estas pessoas com necessidades visuais, Renato Amisy, participou em Paris da 10ª Edição do Parc Floral de Paris, de maio a junho de 2012, onde suas obras foram autorizadas pela direção do Cercle des Artistes de Paris e pelo próprio artista a serem tocadas. Em dez anos de edição, foi a primeira vez  na história do Cercle des Artistes de Paris/Parc  Floral de Paris,que obras tiveram autorização para serem tocadas, com avisos em francês e em Braille, 
de “Touch Moi”-“Toque me”.

Para Uberlândia, Renato Amisy preparou algumas obras inéditas para esta participação em Uberlândia, com temas relativos à Natureza Morta e Flores, com os relevos característicos de suas obras. Como suporte, o barretense, utilizou de sobras de madeiras que seriam descartadas por uma marcenaria em Barretos. Este ato de utilizar como suporte madeiras descartadas, vem colaborar com a preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de madeiras que seriam jogadas no lixo e poderiam ficar por muito tempo, poluindo nosso planeta.

Portanto, as obras que serão expostas em Uberlândia no Fórum Abelardo Penna, além de serem obras inclusivas, pois permitirão o toque, farão também a função de preservação do meio ambiente retirando do mesmo, sobras de madeiras que seriam descartadas.

Todas as obras terão preços promocionais, que visam a captação de recursos para que o artista possa levar a OLHOS DA ALMA para outros estados e grandes centros e seu retorno a temporada 2013 em Paris e outras cidades francesas como Paris, Trouville e Lyon.

RENATA SOUSA

Renata Sousa é artista plástica autodidata, natural de Santos/SP. sua carreira artística teve início na cidade de Orlândia-SP, onde participou de várias exposições coletivas, tendo também ministrado aulas durante sete anos na "Oficina de Arte Cristã de Orlândia", obtendo premiação de "Menção Honrosa" no "Primeiro concurso ABAAE de Aviation Art", em Araras/SP, em 2005.

Em sua carreira artística vem percorrendo vários estilos e técnicas, desde o acadêmico, moderno, impressionismo, abstrato e outros.

Atualmente, Renata Sousa reside em Uberlândia, onde busca a divulgação de seus trabalhos, o que fará nesta exposição com pinturas em óleo sobre tela e pintura em madeira.

A exposição será aberta ao público no próximo dia 07 de agosto (terça-feira), às 18hs, no Fórum Abelardo Penna, com a participação especial do violinista Gelead.

Entrada franca.

Veja os vídeos disponíveis no Youtube:

Exposição Olhos da Alma - Renato Amisy

Exposição Olhos da Alma - Renato Amisy (2)

 

Comarca de Uberlândia – Fórum Abelardo Penna
Núcleo da Assessoria de Comunicação

 



Espaço cultural forense de Uberlândia inaugura
mostra cultural



As artistas plásticas Marcília Leal e Nelcy Braga, inauguram nesta terça-feira, dia 03 de julho, às 18hs, a Mostra de Pintura em Óleo Sobre Tela e Mandalas em Vidro “Um sonho que virou arte”, no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro).

A mostra reúne vários trabalhos das artistas, tais como pinturas em telas, mandala em vidro e espelho,  trazendo a temática das flores e da natureza, sendo trabalhos produzidos nos anos de 2011 e 2012.

A artista Nelcy Braga, trás na sua história também a profissão de delegada de polícia e, em razão da vida estressante, buscou transformar os conflitos diários em obras de arte, fosse na natureza viva, no por do sol, numa mudança de lua ou mesmo em uma paisagem real como o aportar de barcos numa baia brasileira. Buscou retratar de forma mais forte o estresse profissional e o fez em forma de pintura.

A exposição será aberta pelo juiz Diretor do Foro, Dr. Paulo Fernando Naves de Resende, em meio a vários convidados, bem como apresentação da Escola de Dança Bailar, podendo ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, nos horários de 12 às 18h e vai até o dia 27 de julho, com entrada franca e as obras poderão ser comercializadas, tornando assim uma ótima dica para o dia dos namorados.

 Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, tendo também a parceria com a FIEMG – Vale do Paranaíba, Gráfica Brasil, Livraria Jurídica Universal, dentre outros.

As artistas podem ser encontradas nos seguintes telefones: Nelcy Braga: (34) 3223.4270; Marcília Leal: (34) 3223.4727

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 02 de julho de 2012.

Comarca de Uberlândia – Fórum Abelardo Penna
Núcleo da Assessoria de Comunicação


 

Fórum de Uberlândia recebe comitiva de surdos



Na tarde dessa última quarta-feira (13/Jun), o Fórum de Uberlândia recebeu os membros do Centro de Apoio e Integração dos Surdos “Ludovico Pavoni”, da cidade de Patos de Minas, distante cerca de 300 km desta comarca.

A visita foi agendada pelo Núcleo da Assessoria de Comunicação do Fórum, solicitada pelo CAIS, com o objetivo de conhecer os projetos desenvolvidos na comarca que visam a inclusão social.

A comitiva composta por mais de 35 pessoas foi recebida pelo Diretor do Fórum, juiz Paulo Fernando Naves de Resende, juntamente com a Coordenadora da FENEIS em Uberlândia, Sra. Luciana de Sousa Freitas, a qual, traduzia em sinais as palavras do Diretor.

Em suas palavras de esclarecimento, o juiz Paulo Naves creditou o sucesso da implantação do Projeto FENEIS em Uberlândia à Corregedoria Geral de Justiça, na pessoa do Desembargador Antônio Marcos Alvim Soares, o qual confiou na sua pessoa a implantação de tal projeto, o qual veio a diminuir as filas de advogados em balcões de secretarias, pois, além de apoiarem em serviços burocráticos, os servidores da FENEIS também são os responsáveis pela recepção quando da devolução de processos na Central de Devolução de Autos.

Representando a comitiva, a Sra. Aline Barbosa agradeceu a receptividade, momento em que puderam, não só conhecer os projetos de inclusão social como também ter uma noção melhor do que é o Poder Judiciário, afirmando, ainda que, a visita agora possibilita até mesmo a implantação de projetos semelhantes em sua cidade.

A visita teve seu encerramento com uma passagem da comitiva pela Central de Devolução de Autos e pelo Gabinete e secretaria da 7a. Vara Cível.

Uberlândia, MG 14 de junho de 2012.


Abrilhantando a Abertura da Mostra Cultural

 

Data: 05/06/2012
Horário: 18h
Local: Espaço Cultural Forense


Espaço Cultural Forense inaugura nova Mostra Cultural

A artista plástico Elaíse Mota Gomes inaugura nesta terça-feira, dia 05de junho, às 18hs, a Mostra de Pinturas em Óleo Sobre Tela e Acrílica "Cores e Transparências", no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro).

A mostra reúne vários trabalhos da artista, dentre eles "Themis" a deusa que representa a justiça, trabalho este que ornamenta vários gabinetes de magistrados e operadores do direito em Minas Gerais e no Brasil.

A artista tem em sua formação acadêmica, além de cursos na área das artes, os cursos de pedagogia, bacharelado em direito, bem como técnicas especiais em pintura, e exporá trabalhos produzidos nos últimos anos.

Apresentação Musical

Durante a exposição os convidados terão a oportunidade de assistirem apresentações de uma banda do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli, composta por surdos,  os quais apresentarão, além do Hino Nacional, grandes obras de autores brasileiros, dentre eles Tom Jobim.

 A exposição será aberta ao público às 18h desta terça-feira (05 Jun), podendo ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, nos horários de 12 às 18h e vai até o dia 22 de junho, com entrada franca.

 Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional - Núcleo Uberlândia, tendo também a parceria com a FIEMG - Vale do Paranaíba, Gráfica Brasil, dentre outros.

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 05 de junho de 2012.

 


UBERLÂNDIA ENCERRA OFICINA BÁSICA DE LIBRAS

A comarca de Uberlândia realizou entre os dias 11 de abril e 16 de maio/2012,  a I Oficina Básica de Libras - Língua Brasileira de Sinais.

A oficina teve início no dia 11 de abril, tendo sido uma realização da FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (entidade que mantém convênio com o TJMG para contratação de auxiliares de escritório com deficiência auditiva total ou parcial, numa ação de responsabilidade social do Tribunal), com o apoio da Direção do Fórum, do Núcleo Regional da EJEF e do Núcleo da ASCOM na Comarca.

O curso contou com 22 alunos, dentre servidores, estagiários e terceirizados, e teve como instrutora uma das auxiliares de escritório contratadas pela FENEIS, que também possui qualificação como instrutora de Libras.  

Pela avaliação dos alunos, a oficina trouxe importantes conhecimentos, que otimizarão o processo de comunicação com as 26 pessoas com surdez contratadas na Comarca, além de facilitar também o atendimento a usuários surdos pelos diversos setores do Fórum.

A satisfação dos alunos foi tanta, que pensam em articular uma Oficina Avançada, como forma de aumentar os conhecimentos da Língua, melhorando ainda mais a comunicação.

 

Uberlândia, 22 de maio de 2012

 


 Mostra Conjunta de Pintura e Artesanato

Ainda pode ser apreciada até o dia 25 de maio a mostra dos artesãos e artistasplásticos associados da AICA – Artes Integradas do Camaru,  "Aica Criações" , no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro).

A mostra reúne vários trabalhos dos artistas, tais como pinturas em telas e madeiras, mandala em vidro, bolsas femininas, bem como vários tipos de artesanatos em tecelagem, couro e madeira, trazendo a temática do dia das mães, sendo trabalhos produzidos nos anos de 2011 e 2012.

A exposição poderá ser visitada pelo público até a próxima sexta-feira, nos horários de 12 às 18h, com entrada franca e os produtos poderão ser comercializados, tornando assim uma ótima dica para presentes.

Juntamente com a abertura da exposição houve o lançamento do livro “Goste de Você (apenas isso) e Mude a Sua Vida” , da autora Lucimeire Lemos, o qual estará sendo lançado, oficialmente na Livraria Nobel, Pça Cícero Macedo, 3 - Fundinho, no próximo dia 26 de maio.

Segundo a autora, o livro é um guia prático para homens e mulheres capaz de fazer você realmente se amar. Disse ainda que é um material único, pois fala sobre valorização do começo ao fim, possuindo uma linguagem acessível, embora NÃO seja superficial.

Lucimeire Lemos é mestre e especialista em ciências humanas, professora, palestrante e terapeuta e estudiosa de metafísica há mais de 20 anos e pode ser encontrada no telefone (34) 3238.8507. (lucimeire-lemos@uol.com.br).

O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, tendo as parcerias da Livraria Jurídica Universal, FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, Gráfica Brasil, Gilson Montes Advogados Associados, dentre outras.

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 21 de maio de 2012

 

 


Espaço Cultural Forense inaugura Mostra Conjunta e Promove lançamento de livro

            

Com a presença de magistrados, servidores, advogados, artistas plásticos e convidados, os artistas plásticos associados da AICA – Artes Integradas do Camaru, inauguraram  nesta última terça-feira, dia 08 de maio, às 18hs, a Mostra Coletiva de Artesanato  "Aica Criações" , no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro).

A mostra reúne vários trabalhos dos artistas, tais como pinturas em telas e madeiras, mandala em vidro, bolsas femininas, bem como vários tipos de artesanatos em tecelagem, couro e madeira, trazendo a temática do dia das mães, sendo trabalhos produzidos nos anos de 2011 e 2012.

A exposição poderá ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira,  estará aberta até o dia 25 de maio, nos horários de 12 às 18h, com entrada franca e os produtos poderão ser comercializados, tornando assim uma ótima dica para o dia das mães.

Juntamente com a exposição houve o lançamento do livro “Goste de Você (apenas isso) e Mude a Sua Vida” , da autora Lucimeire Lemos.

Segundo a autora, o livro é um guia prático para homens e mulheres capaz de fazer você realmente se amar. Disse ainda que é um material único, pois fala sobre valorização do começo ao fim, possuindo uma linguagem acessível, embora NÃO seja superficial.

Lucimeire Lemos é mestre e especialista em ciências humanas, professora, palestrante e terapeuta e estudiosa de metafísica há mais de 20 anos.

A mostra foi aberta pela juíza Maria Luíza Santana Assunção, respondendo ela direção do Foro, a qual ressaltou a importância do espaço em aproximar os afazeres judicantes com a cultura, a arte e a comunidade.

 Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, tendo as parcerias da Livraria Jurídica Universal, FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, Gráfica Brasil, Gilson Montes Advogados Associados, dentre outras. 

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 09 de maio de 2012

 

 


 

Espaço Cultural Forense inaugura nova Mostra Conjunta

Os artistas plásticos associados da AICA – Artes Integradas do Camaru, inauguraram  nesta última terça-feira, dia 08 de maio, às 18hs, a Mostra Coletiva de Artesanato  "Aica Criações" , no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro).

A mostra reúne vários trabalhos dos artistas, tais como pinturas em telas e madeiras, mandala em vidro, bolsas femininas, bem como vários tipos de artesanatos em tecelagem, couro e madeira, trazendo a temática do dia das mães, sendo trabalhos produzidos nos anos de 2011 e 2012.

A exposição poderá ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira,  estará aberta até o dia 25 de maio, nos horários de 12 às 18h, com entrada franca e os produtos poderão ser comercializados, tornando assim uma ótima dica para o dia das mães.

Juntamente com a exposição houve o lançamento do livro “Goste de Você (apenas isso) e Mude a Sua Vida” , da autora Lucimeire Lemos.

Segundo a autora, o livro é um guia prático para homens e mulheres capaz de fazer você realmente se amar. Disse ainda que é um material único, pois fala sobre valorização do começo ao fim, possuindo uma linguagem acessível, embora NÃO seja superficial.

Lucimeire Lemos é mestre e especialista em ciências humanas, professora, palestrante e terapeuta e estudiosa de metafísica há mais de 20 anos.

A mostra foi aberta pela juíza Maria Luíza Santana Assunção, respondendo ela direção do Foro, a qual ressaltou a importância do espaço em aproximar os afazeres judicantes com a cultura, a arte e a comunidade.

 Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia, tendo as parcerias da Livraria Jurídica Universal, FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, Gráfica Brasil, Gilson Montes Advogados Associados, dentre outras. 

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 09 de maio de 2012

 


 

“AICA – Criações ”

Abertura da Mostra (Coquetel) -  08/05 às 18h
Data: 08 a 25/05
Horário: 12h às 18h
Local: Espaço cultural Forense
Endereço: Fórum Abelardo Penna Praça Profe. Jacy de Assis, s/n – Centro
Cidade: Uberlândia - MG

 


Fórum de Uberlândia realiza oficina básica de Língua Brasileira de Sinais

Foi aberto na última quarta-feira, dia 11 Abr, na comarca de Uberlândia a primeira oficina básica de libras.

O objetivo da oficina é capacitar servidores, estagiários e terceirizados que atuam no Fórum Abelardo Penna e em seus anexos a se comunicarem efetivamente com pessoas surdas, tendo em vista inicialmente a recente contratação de auxiliares de escritório com deficiência auditiva, os quais prestam serviços em todas as secretarias de juízo, e setores de apoio à administração, bem como a necessidade de atendimento a usuários surdos nos balcões de atendimento dos diversos setores do fórum.

O TJMG, através da SEPAC/Corregedoria-Geral de Justiça, implantou na comarca de Uberlândia o Projeto Apoio FENEIS 1ª. Instância, objetivando a contratação de auxiliares de escritório portadores de necessidades especiais com deficiência auditiva para prestarem serviços de caráter operacional referentes a atividades processuais diversas que não sejam de atribuição exclusiva do Oficial de Apoio Judicial, e dando aos portadores de necessidades especiais com deficiência auditiva a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, de forma digna, promovendo a responsabilidade socioambiental por meio do exercício pleno da cidadania.

A oficina é uma ação da FENEIS em parceria com a Direção do Fórum Abelardo Penna,  com o apoio do Núcleo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e do Núcleo da Assessoria de Comunicação do fórum, e terá uma carga horária de 30 horas, com emissão de certificado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), com previsão de encerramento para o dia 18 de maio de 2012.

Tendo em vista a grande procura por parte dos servidores, a Direção do Fórum já está estudando a possibilidade de marcar a segunda oficina ainda para o primeiro semestre de 2012.

Uberlândia, MG, 12 de abril de 2012.

 


Espaço Cultural Forense inaugura nova Mostra Conjunta

A artista plástico Bethânia Fagundes e a Perita em Criminalística Gilda Brasil inauguraram  na noite dessa última terça-feira, dia 10 de abril, às 18hs, a Mostra Conjunta em Óleo Sobre Tela e Fotografias Forenses “Ciência & Arte”, no Espaço Cultural Forense.

A mostra reúne vários trabalhos das expositoras, sendo que as telas foram produzidas nos últimos anos de 2010 a 2012 e as fotos nos últimos 20 anos.

Bethânia Fagundes é autodidata e, conforme suas declarações buscam expressar em suas obras tanto a natureza viva quanto a exposição do ser, o que faz dela uma artista ousada na mistura das cores.

Gilda Brasil é perita em documentoscopia há mais de 20 anos e é também membro da Associação de Peritos do Estado de Minas Gerais e da sociedade Latino Americana de Criminalística, Pós Graduada em Direito Público e Filosofia e nesta mostra expõe fotos de perícias de integridade documental, as quais tem informes técnicos para facilitar o entendimento do público.

O espaço cultural forense que tem como objetivo integrar a arte e a cultura aos afazeres judiciais, recebeu, durante a abertura da mostra a Escola de Danças Orientais Thássia Camila que apresentou números de danças árabe, indiana e tribal.

Com uma poesia da poetiza Cora Coralina, a mostra foi aberta pela juíza da 3ª. Vara Cível, Maria Luíza Santana Assunção, a qual ressaltou a importância das parcerias existentes para a criação e manutenção do Espaço Cultural, dentre elas a Aica – Artes Integradas do Camaru e a FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, bem como das novidades que são mensalmente expostas naquele espaço, o qual insere contextos variados como a ora exposta.

A exposição poderá ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, nos horários de 12 às 18h, entre os dias 10 e 27 de abril, com entrada franca e os produtos também poderão ser comercializados.

 Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Uberlândia e fica no fórum Abelardo Penna – Pça Prof. Jacy de Assis, s/n, Centro. 

Entrada Franca

Uberlândia, MG, 11 de abril de 2012

 


Comarca de Uberlândia realiza Programa Servidor Integrado – SERIN

Com a participação de 10 novos servidores e com o objetivo de integrar estes servidores à instituição por meio de reflexões temáticas tais como: deontologia profissional do servidor público, relações humanas e sociologia do direito, psicologia e comunicação e, ainda, possibilitar a ampliação dos conhecimentos técnicos e práticos necessários ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à prestação jurisdicional, a comarca de Uberlândia realizou no último dia 30 de março, no período de 07:30 às 17h, o programa Servidor Integrado – SERIN.

Os servidores foram recebidos pelo Diretor do Fórum, Juiz Paulo Fernando Naves de Resende, o qual desejou boas vindas a todos salientando a importância de que cada um pudesse assimilar valores como o compromisso, o qual estavam assumindo, não só com a instituição como também com o jurisdicionado, seja ele o advogado como também as partes que nos procuram.

Em seguida, os novos servidores foram saudados, em um vídeo,  pelo Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, 2º. Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, dando assim início ao programa. Ao final do evento, os servidores receberam um impresso relativo ao programa “Conhecendo o Judiciário”, entregue pelo Núcleo da Assessoria de Comunicação do Fórum.

O SERIN é uma realização da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, por meio da Gerência de Recrutamento, Seleção e formação Inicial e sua Coordenação de Formação Inicial, sendo efetivado em Uberlândia pelo Núcleo Regional da EJEF, tendo sido responsável pela realização a instrutora Denise Garcia Costa.

 

Uberlândia, 02 de abril de 2011

 


Fórum de Uberlândia realiza palestra para acadêmicos

A comarca de Uberlândia vem realizando, desde o ano de 2000, várias palestras para estudantes, seja do ensino fundamental, ensino médio e superior. No último dia 28 de março, acadêmicos da Faculdade Politécnica de Uberlândia foram agraciados com a palestra, sendo esta realizada no Salão do Tribunal do Júri do fórum Abelardo Penna tendo sido a mesma proferida pelo juiz da 4ª. Vara de Família e Sucessões, Miller Rogério Couto Justino, realizando mais uma edição do Projeto "Conhecendo o Judiciário", o qual visa uma maior aproximação entre o Judiciário e a comunidade.

         Tendo como temas "Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário, abordando assuntos como "O Estado, Órgãos do Poder do Estado, os três poderes, a carreira do juiz, enfatizando o poder judiciário e sua atuação como poder independente e procurando uma linguagem que fosse inteligível para a platéia, o palestrante buscou uma interação com os acadêmicos que participaram ativamente com várias perguntas.

         Para o acadêmico Daniel Costa, da 17a. Turma do Curso de Direito da Faculdade Politécnica de Uberlândia, seu desejo é agradecer a brilhante palestra oferecida pelo TJMG e maravilhosamente conduzida pelo Juiz Miller. Afirmou ainda que, a palestra transcorreu de uma maneira muito interessante e cativante, e ainda graças à sua linguagem clara e acessível possibilitou aos acadêmicos de todos os períodos do curso a tirarem amplo proveito da mesma. 

         Mesmo com a grande procura por parte das escolas públicas e instituições de ensino privadas, o projeto "Conhecendo o Judiciário"  na comarca de Uberlândia, ainda está agendando palestras para o primeiro e segundo semestres de 2012, o que pode ser feito pelo e-mail ulaascom@tjmg.jus.br ou pelo fone (34) 3228.8318.

 

Uberlândia,MG, 29 de março de 2012.



 

Fórum de Uberlândia recebe estudantes

A comarca de Uberlândia vem realizando várias palestras para estudantes, seja do ensino fundamental, ensino médio e superior. Nesta segunda-feira (26 Mar), mais 70 alunos do Ensino Médio do Colégio Nacional foram agraciados com a palestra, a qual foi realizada no Salão do Tribunal do Júri do fórum Abelardo Penna e proferida pelo juiz da 4ª. Vara de Família e Sucessões Miller Rogério Couto Justino, em mais uma edição do Projeto "Conhecendo o Judiciário", o qual visa uma maior aproximação entre o Judiciário e a comunidade.

         Tendo como temas "Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário”, abordando assuntos como "O Estado, Órgãos do Poder do Estado, os três poderes, a carreira do juiz”, o palestrante enfatizou o poder judiciário e sua atuação como poder independente e procurou uma linguagem que fosse inteligível para a platéia.

         Para a professora Zarabeth Guimarães, que acompanhava os alunos, atitudes como a do Poder Judiciário, deveriam ser copiadas pelos demais poderes uma vez que somente através da informação correta os alunos poderão se tornar multiplicadores do verdadeiro conceito de cidadania, bem como as funções do Judiciário.

Ao final da palestra, o juiz realizou um teatro simbolizando um Tribunal do Júri e, em seguida, os alunos participaram ativamente com diversas perguntas voltadas para o tema.

Mesmo com a grande procura por parte das escolas públicas e instituições privadas, o projeto"Conhecendo o Judiciário"  na comarca de Uberlândia, está agendando palestras para o primeiro e segundo semestres de 2012. Contatos pelo telefone (34) 3228.8318 ou E-mail: ulaascom@tjmg.jus.br

A próxima palestra está agendada para os acadêmicos do curso de direito da Faculdade Politécnica, para o dia 28 de março, às 09h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Abelardo Penna.

 

Uberlândia,MG, 26 de março de 2012.

 


 

Fórum de Uberlândia realiza palestra para estudantes

 

A comarca de Uberlândia vem realizando, desde o ano de 2000, várias palestras para estudantes, seja do ensino fundamental, ensino médio e superior. No último dia 20 de março, mais de 50 alunos do Ensino Médio do Colégio Gabarito foram agraciados com a palestra, sendo esta realizada na própria instituição, tendo sido a mesma proferida pela juíza da 3ª. Vara Cível Maria Luiza Santana Assunção, realizando mais uma edição do Projeto "Conhecendo o Judiciário", o qual visa uma maior aproximação entre o Judiciário e a comunidade.

Tendo como temas "Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário, abordando assuntos como "O Estado, Órgãos do Poder do Estado, os três poderes, a carreira do juiz, enfatizando o poder judiciário e sua atuação como poder independente e procurando uma linguagem que fosse inteligível para a platéia, a palestrante buscou uma interação com os alunos que participaram ativamente com várias perguntas.

Para o professor da instituição, Saulo Campos de Oliveira, a palestra realizada teve o objetivo de mostrar para os alunos não só a profissão do advogado como também todas as áreas em que pode atuar um bacharel em direito. E teve também o caráter de desmistificar a visão que a sociedade tem sobre o Poder Judiciário, uma iniciativa que proporciona momentos significativos para os estudantes.

Mesmo com a grande procura por parte das escolas públicas e instituições de ensino privadas, o projeto "Conhecendo o Judiciário"  na comarca de Uberlândia, ainda está agendando palestras para o primeiro e segundo semestres de 2012, o que pode ser feito pelo e-mail ulaascom@tjmg.jus.br ou pelo fone (34) 3228.8318.

Uberlândia,MG, 21 de março de 2012.



07/03/2012 - Espaço Cultural Forense inaugura mostra de pinturas e artesanato.



A artista plástica belo-horizontina Isabel Barcellos inaugurou, nesta terça-feira, dia 06 de março, às 18hs, a exposição de pinturas em óleo sobre tela e Artesanato "Belezas da Natureza IV", no Espaço Cultural Forense (Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro). 

A mostra, que estará aberta para visitação até o dia 23 de março, nos horários de 12 a 18h, reúne vários trabalhos da artista produzidos nos anos de 2010, 2011 e 2012, segundo a qual, a arte tende a suprir toda relação entre a realidade e o quadro, entre as cores e as flores, bem como as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito.

Juntamente com as telas, está também exposto no Espaço Cultural os trabalhos manuais realizados pelos recuperandos da Apac - Uberlândia.

Ao dar por aberta a mostra, o juiz diretor do Foro Paulo Fernando Naves de Resende ressaltou a importância do espaço para essa aproximação do judiciário com a arte e a sociedade.

Ressaltou, também que a data é propícia para o evento, uma vez que se comemora no mês de março o Dia Internacional das Mulheres, tendo este a representatividade da liberdade, um novo momento na vida do ser humano, o que ocorre também com os expositores da APAC.

O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional - Núcleo Fórum Abelardo Penna. 

Entrada Franca

Uberlândia, Mg, 07 de março de 2012.


Comarca de Uberlândia – Fórum Abelardo Penna

 

05/03/2012 – Espaço Cultural Forense inaugura mostra de pinturas em óleo sobre tela e artesanato.

Será aberta nessa próxima terça-feira, 06/Mar, às 18h, no Espaço Cultural Forense, a Mostra de Pinturas em óleo sobre tela e artesanato, da artista plástico Izabel Barcellos e da Instituição APAC – Uberlândia.

A mostra contará com trabalhos produzidos pela artista belo-horizontina nos anos de 201’0, 2011 e também de 2012. Contará, também com trabalhos feitos pelos manuais feitos pelos recuperandos da APAC Uberlândia.

Logo após a abertura, será servido pelos expositores um coquetel aos presentes.

O Espaço Cultural Forense é coordenado pela direção do Fórum com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional e fica no Fórum Abelardo Penna,  Pça Prof. Jacy de Assis, s/n e é aberto à toda comunidade.

Entrada Franca

Uberlândia, Mg, 05 de março de 2012.

 


Belezas da Natureza IV

 

Expositores: Isabel Barcellos e APAC – Uberlândia
Abertura da Mostra: 06/03/2012 às 18h
Data: 06 a 23/03/2012
Horário:12 às 18
Local:Espaço cultural forense
Endereço: Fórum de Abelardo Penna, praça Professor Jacy de Assis, s/n – Centro - Uberlândia

Para acessar o convite, clique aqui

 

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Em 05/03/2012

 


 

Passado, Futuro & Arte

Abertura de mostra: 07/02/2012(terça-feira), as 18 horas
Data: 07 a 24/02/2012
Horário: 12h às 18h
Local: Espaço Cultural forense

 


Mostra Coletiva de Artes e Artesanato – “AICA Criações – de 06 a 86 anos”

Com a presença de juízes, advogados, servidores, artistas plásticos e imprensa, foi inaugurada na última terça-feira (06 Dez), às 18h, a mostra que vem encerrar as atividades do Espaço Cultural Forense do ano de 2011.

A mostra denominada “Quatro Gerações – 06 a 86 anos”  é uma coletiva da família Alves Fernandes Spini que traz obras produzidas por 4 gerações, desde a matriarca Delmira Alves Fernandes ao seu bisneto Giovanni Vitor Spini de Oliveira de apenas seis anos.

A mostra reúne vários trabalhos de diversos artistas da família, os quais são  também componentes da Associação Artes Integradas do Camaru – AICA,  com pinturas em óleo sobre tela, arame sobre madeira, acrílica sobre tela, aquarela em seda, escultura em madeira e acrílica sobre madeira, textura sobre tela e cerâmica produzidas todas no ano de 2011.

 A Mostra foi aberta pelo Juiz Diretor do foro, Paulo Fernandes Naves de Resende, o qual ressaltou a importância do espaço na amenização dos afazeres judiciais diários, bem como na aproximação com a comunidade. Ressaltou também a importância das parcerias, dentre elas a FIEMG - Regional Vale do Paranaíba,  que fazem com que o Espaço Cultural Forense não cesse suas atividades.

 A exposição estará aberta ao público de até o dia 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, quando encerram-se as atividades forenses, vindo o expediente a ser realizado em regime de plantão até o dia 09 de janeiro de 2012.

O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Fórum Abelardo Penna.

Entrada Franca

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

 


      

Espaço Cultural Forense

 

A Direção do Foro da Comarca de Uberlândia convida V. Sa. e família para Mostra Coletiva de Artes e Artesanato – “Mãe e Filha”.

"Quatro Gerações” (06 a 86 anos)
(... Marlene  e Isabella Spini...)

 

AICA – Criações

                            

Abertura da Mostra (Coquetel): 06/12/2011 (terça-feira), às 18:00.

Data: 06 a 16/12/2011

Horário: 12:00 às 18:00

Local: Espaço Cultural Forense

Endereço: Fórum Abelardo Penna - Praça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro

Cidade: Uberlândia - MG

 

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

 


 

Mostra de Pintura em Óleo -  Homenagem ao dia da Consciência Negra


“O Negro no Brasil de Hoje”

 

A Direção do Foro da Comarca de Uberlândia e a 13ª. Subseção da OAB-MG (Comissão da Promoção da Igualdade Racial), convidam  V. Sa. e família para Mostra de Pintura em Óleo Sobre Tela, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

 

Expositor: Eliaquim Soares   
Abertura da Mostra (Coquetel): 28/11 a 02/12/2011 (segunda-feira), às 18h.
Data: 28/11 a 02/12/2011
Horário: 12h às 18h
Local: Espaço Cultural Forense
Endereço: Fórum Abelardo Penna
Praça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro
Cidade: Uberlândia - MG

 


 

Comarca de Uberlândia

 

Aviso


Foram prorrogadas para até o dia 05 de dezembro as inscrições para os artistas plásticos que desejarem expor no Espaço Cultural Forense no ano de 2012.

O currículum contendo 05 fotos de seus trabalhos poderá ser entregue no Fórum Abelardo Penna, Pça Prof. jacy de Assis, s/n, Centro - Uberlândia, nas salas da Administração do Fórum ou na Assessoria de Comunicação Institucional, nos horários compreendidos entre 12h e 18h.

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318


 

Novos paradigmas do Federalismo


Inscrições:
24/10 a 11/11/2011

Data: 15 e 16/11

Para acessar a programação completa, clique aqui

 

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318


Comarca de Uberlândia

Exposição no Espaço Cultural Forense

Os artistas plásticos interessados em expor suas obras deverão entregar os currículos no horário de 12 às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Salas 48 ou 57 (Ascom e Administração do fórum), respectivamente, sito à Praça Prof. Jacy de Assis, s/n, Fórum Abelardo Penna.

Inscrições: 01/11/2011 a 25/11/2011.

Junto aos curriculuns deverão ser anexadas 05 fotos das peças produzidas pelo artista, as quais serão levadas para apreciação da Comissão Curadora do Espaço Cultural.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (34) 3228.8318 ou pelo e-mail: ulaascom@tjmg.jus.br

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

Comarca de Ipatinga

Exposição de Vilsson Mendes


Quadros feitos de metais como alumínio, cobre e bronze. Leia mais...
Data: A partir de 1º/08/2011.
Local: Fórum de Ipatinga.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568
ascom@tjmg.jus.br

Comarca de Uberlândia

Lançamento do Livro

"Usucapião Especial Urbano Coletivo"

 

Lançamento do livro “Usucapião Especial Urbano Coletivo” do Juiz Carlos José Cordeiro da 8ª Vara Cível de Uberlândia.
Data: 17/06/2011
Horário: 19h
Local: Livraria Jurídica Universal.
Endereço: Avenida João Naves de Ávila, 2.046 - Santa Maria

 

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

 

Comarca de Uberlândia

Espaço Cultural Forense apresenta

“Fazendo Arte”

Expositores: Márcia Scrocchio e Cleiton Mendes

Abertura da Mostra (Coquetel) dia 07 de junho de 2011 (terça-feira), às 18h.

Data: 07 a 24/06/2011
Horário:12h às 18h
Local: Espaço Cultural Forense
Endereço: Fórum Abelardo Penna - Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro,

Uberlândia –MG

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

 

 


Espaço Cultural Forense
apresenta

“Aica Criações”

A mostra reúne vários trabalhos dos artistas, tais como pinturas em telas e madeiras, mandala em vidro, bolsas femininas, bem como vários tipos de artesanatos em tecelagem, couro e madeira, sempre trazendo a temática do dia das mães, sendo trabalhos produzidos nos anos de 2010 e 2011.

Abertura da Mostra (Coquetel) dia 03 de maio de 2011 (terça-feira), às 18h.

Data: 03 a 20/05/2011
Horário:12h às 18h
Local: Espaço Cultural Forense
Endereço: Fórum Abelardo Penna - Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro,

Uberlândia –MG

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318

Espaço Cultural Forense

“Pintura, Vida & Arte”

 

Expositores: Vera Tavares, Danilo Garcia

Abertura da Mostra (Coquetel) dia 05 de abril de 2011 (terça-feira), às 18:00 h.

Data: 05 a 20/04/2011
Horário:12:00 às 18:00 h
Local: Espaço Cultural Forense
Endereço: Fórum Abelardo Penna - Praça Prof. Jacy de Assis, s/n – Centro,

Uberlândia –MG

 

Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG
Unidade Fórum Abelardo Penna - Comarca Uberlândia
ulaascom@tjmg.gov.br  
(34) 3228-8318


Comarca de Juiz de Fora

Lançamento do Livro

"Aprendendo a Viver Com a Filosofia"

 

Lançamento do livro “Aprendendo a Viver Com a Filosofia” do Juiz Luiz Guilherme Marques da 2ª vara cível de Juiz de Fora.
Data: 27/04/2011
Horário: 18:00
Local: Espaço cultural do Superior Tribunal de Justiça.

 

Núcleo Regional da EJEF de Juiz de Fora
(32) 32575896
07/04/2011

 

   

R. Goiás, 229 - Centro - Belo Horizonte - MG - 30190-030 - Contatos Guia Judiciário
© Copyright 1997-2008, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais