Mapa

Apresentação

Com o objetivo de criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou o Programa Conhecendo o Judiciário, no dia 18 de março de 1999. O objetivo sempre foi aproximar a sociedade do Poder Judiciário, informando, de maneira simples e acessível, sua estrutura e funcionamento, desmistificando a imagem de um judiciário distante e conservador.

Entre as ações implementadas estão as visitas orientadas ao Palácio da Justiça e aos fóruns, palestras para estudantes, associações de bairro, ONG's e demais grupos organizados. Por meio dessas atividades, o Poder Judiciário mineiro contribui para a formação da cidadania e para o fortalecimento da democracia, dotando o cidadão de conhecimento necessário para a garantia de seus direitos.

São peças de apoio do Programa Conhecendo o Judiciário as publicações "Tudo Legal no Tribunal", "Poder Judiciário em Minas Gerais", "TJ Responde" e "Juizados Especiais", além de um vídeo institucional.

Por se tratar de uma ação institucional, o programa foi regulamentado pela Portaria 2176/2008 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Por meio da aproximação com o cidadão é que demonstramos nosso respeito pela sociedade e nosso desejo de servi-la cada vez melhor, tornando assim mais clara e transparente a atuação do Poder Judiciário.