Atalhos
 
   
 
   


 
ATITUDE LEGAL - Excelência no Atendimento: Uma Construção de Todos
 
   

Atitude Legal

 

APRESENTAÇÃO

 

Uma atitude positiva é sempre capaz de gerar novas atitudes positivas. Ganha aquele que doa; quem recebe também é beneficiado, e aumenta a predisposição para novas ações afirmativas. Trata-se de uma onda contagiante de boas práticas, aprimorando o clima institucional, a prestação dos serviços e a satisfação da sociedade. Um sorriso, um “bom dia” ou “boa tarde”, um pedido de desculpas, um olhar atento – pequenos gestos fazem a diferença.

Para difundir uma política de excelência no atendimento, está sendo criado o Programa Atitude Legal.  Trata-se de uma iniciativa da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM), cujos resultados só serão efetivos se houver a adesão de todos. Contamos com a sua valiosa participação.

Des. Cláudio Costa
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Des. Joaquim Herculando Rodrigues
2º Vice-Presidente / Superintendente da EJEF

 

JUSTIFICATIVA

 

A Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica no âmbito do Poder Judiciário, estabelecendo, entre outras diretrizes, objetivos estratégicos que visam aprimorar a comunicação com públicos externos e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de magistrados e servidores.

Existe, ainda, a demanda de servidores e magistrados pelo curso à distância “Excelência no Atendimento”, curso que se utiliza da tecnologia de Educação à Distância (EAD), já operada pela Escola Judicial do TJMG há alguns anos. Esse fato reforça o interesse e a percepção de servidores e magistrados quanto ao acompanhamento das mudanças tecnológicas e o consequente ajuste aos novos sistemas adotados pelo TJMG, criando uma afinidade que possibilita explorarmos novas mídias e diferentes canais de comunicação.

Além disso, a existência do Programa Sustentabilidade Legal, também desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que incentiva mudanças organizacionais e uma nova conduta nos processos de trabalho, só fortalece a proposta de se trabalhar a questão da excelência no atendimento, considerando que ambos os programas demandam mudanças organizacionais similares e compartilham muitas práticas e valores humanos.

 

OBJETIVOS

 

- Aprimorar a comunicação do TJMG com seus diversos públicos, considerando magistrados, servidores e usuários da Justiça.

- Desenvolver competências e atitudes que contribuam para a melhoria do atendimento.

- Potencializar a propagação de valores humano-sociais, como respeito ao outro, disponibilidade e cordialidade, valorizando as pessoas que participam do Judiciário mineiro, e incluir os parceiros institucionais no exercício da responsabilidade de construir um atendimento de excelência para todos.

 

MATERIAL DO PROGRAMA

Downloads:

- Cartaz A-3;

- Banner.

 

Campanha premiada

A campanha do Programa Atitude Legal  foi agraciada com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2010, com a obtenção do terceiro lugar na categoria Endomarketing. O Prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça,organização não-governamental,sem fins lucrativos,fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário e do Ministério Público,voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão. A premiação é feita durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), realizado anualmente.

 

CURSO “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO”

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Escola Judicial Des. Edésio Fernandes, oferece cursos presenciais e virtuais, bem como estimula a aprendizagem no âmbito do Poder Judiciário mineiro. Servidores e magistrados de todo o Estado podem ter acesso aos cursos oferecidos pela instituição, dentre eles o curso “Excelência no Atendimento”.

 

Curso Excelência No Atendimento
Modalidade: a Distância
14ª Turma

Organização: DIRDEP / EJEF

Participantes: 195 servidores da 1ª e 2ª Instância em estágio probatório convocados.

Metodologia: educação a distância.

Inscrição: 22 a 29 de outubro de 2012 (das 14h do dia 22/10/2012 até às 18h do dia 29/10/2012) pelo endereço http://www.ead.tjmg.jus.br/inscricoes. Mesmo tendo sido convocado, o servidor deverá obrigatoriamente fazer a sua inscrição.

Período do curso: de 07 de novembro a 05 de novembro de 2012

Carga horária: 10 horas          

Objetivo: capacitar os servidores nas técnicas e formas de atendimento eficiente, seguro e cortês a todos os envolvidos na prestação jurisdicional.


 

Curso de Excelência no Atendimento - presencial

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador José Antonino Baía Borges, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, comunicamos que estarão abertas, no dia  6 de agosto de 2012, as inscrições para o Curso de Excelência no Atendimento - presencial, para servidores da 1ª Instância - Capital, conforme abaixo especificado:

1. Público-alvo: Servidores da 1ª Instância - Capital
 
2. Realização: dia 9 de agosto de 2012
 
3. Horário do Curso: 8:00 às 12:00h
 
4. Modalidade: Presencial
 
5. Carga Horária: 4h
 
6. Local de Realização: FÓRUM LAFAYETTE – Av. Augusto de Lima, 1549 – sala AL 469 – 4º andar – Barro Preto – BH/MG
 
7. Número de Vagas: 25
 
8. Inscrições: no dia 6 de agosto de 2012, a partir das 8h, pelo telefone (31)3247-8710, sendo aceitas até duas inscrições por ligação.
 
9. Condições para matrícula e critério de seleção: as inscrições deverão ser feitas dentro do prazo estipulado e a seleção se fará pela ordem de inscrição, observado o público-alvo, até o preenchimento das vagas.


Curso de Excelência no Atendimento - Presencial


Organização: COFOP/GEFOP/DIRDEP/EJEF

Público-alvo: Magistrados e Servidores do TJMG

Local:
EJEF – Rua Guajajaras, 40, 18º andar

Data: dia 26 de junho de 2012

Horário:
das 8 às 12h

Carga Horária:
4 horas

Nº de Vagas:
25 vagas

Inscrições:
de 20 a 25/06/2012, a partir de 7h30, através do telefone 3247-8779, até o preenchimento das vagas, sendo aceitas até duas inscrições por ligação telefônica.


Curso Excelência No Atendimento
Modalidade: Presencial

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, comunicamos que estarão abertas, no dia indicado, as inscrições para o Curso de Excelência no Atendimento - Presencial conforme abaixo especificado:

1. Público-alvo: magistrados e servidores do TJMG

2. Período de Realização: dia 25 de abril de 2012

3. Horário do Curso: 8h às 12h

4. Carga Horária: 4h

5. Local de Realização: EJEF - Rua Guajajaras, nº 40 - 18º andar

6. Número de Vagas: 25

7. Inscrições: dia 23 de abril de 2012, a partir das 7h30min, pelo telefone (31) 3247-8780, sendo aceitas até duas inscrições por ligação.

8. Informações Complementares:
8.1 - Condições para matrícula e critério de seleção: as inscrições deverão ser feitas dentro do prazo estipulado e a seleção se fará pela ordem de inscrição, observado o público-alvo, até o preenchimento das vagas.

 

Curso Excelência No Atendimento
Modalidade: a Distância
11ª Turma

Público Alvo: servidores da 1ª e da 2ª Instância em estágio probatórIo.

Metodologia: ensino a distância.

Inscrições: prorrogadas até 16 de abril de 2012, pelo endereço: http://www.ead.tjmg.jus.br/inscricoes

Período do curso: de 24 de abril a 23 de maio de 2012

Carga horária: 10 horas
           
Participantes: 400 servidores da 1ª e 2ª Instância em estágio probatório convocados.

Objetivo: capacitar os servidores nas técnicas e formas de atendimento eficiente, seguro e cortês a todos os envolvidos na prestação jurisdicional

Lista dos Convocados clique aqui
Aviso do curso - clique aqui


Curso Excelência No Atendimento
Modalidade: Presencial

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, comunicamos que estarão abertas, no dia 8 de março de 2012, as inscrições para o Curso de Excelência no Atendimento, dentro do Programa de Formação Permanente, na modalidade presencial para magistrados, gestores e servidores da Capital, conforme abaixo especificado:

1. Público-alvo: magistrados, gestores e servidores da Capital

2. Realização: dia 14 de março de 2012

3. Horário: 10:00 às 11:00h

4. Modalidade: exibição em DVD

5. Carga Horária: 1h

6. Local de Realização: 1º Tribunal do Júri - FÓRUM LAFAYETTE - Av. Augusto de Lima, 1549 - Barro Preto - BH/MG

7. Número de Vagas: 450

8. Inscrições: a partir do dia 8 de março de 2012, a partir das 7h30min, pelos telefones (31)3247-8779 e 32478710, sendo aceitas até duas inscrições por ligação.

9. Informações Complementares:

9.1 - Condições para matrícula e critério de seleção: as inscrições deverão ser feitas dentro do prazo estipulado e a seleção se fará pela ordem de inscrição, observado o público-alvo, até o preenchimento das vagas.


Curso Excelência No Atendimento
Modalidade: a Distância
10ª Turma

Público-Alvo: magistrados, servidores e estagiários do TJMG.
Número de Vagas: 300
Carga Horária: 10h
Período do Curso: 26/03 a 24/04/2012. (o curso virtual estará acessível a partir das 14h do dia 26/03 e encerrado às 18h do dia 24/04/12).
Período de Inscrições: 12 a 16/03/2012. (as inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 12/03 e encerradas às 18h do dia 16/03/12).
Inscrições: Acessar o endereço http://www.ead.tjmg.jus.br/inscricoes

Para acessar a íntegra, clique aqui.

Curso de Excelência no Atendimento - Presencial

Curso de Excelência no Atendimento, dentro do Programa de Formação Permanente, na modalidade presencial para servidores da 1ª Instância – Capital.

Organização: COFOP/GEFOP/DIRDEP/EJEF
Público-alvo: Servidores da 1ª Instância - Capital
Local de Realização: FÓRUM LAFAYETTE – Av. Augusto de Lima, 1549 – sala AL 469 – 4º andar – Barro Preto – BH/MG
Data: dia 29 de fevereiro de 2012
Horário: das 8 às 12h
Carga Horária: 4 horas
Número de Vagas: 25
Inscrições: dia 27 de fevereiro de 2012, a partir das 7h30min, pelo telefone (31)3247-8779, até o preenchimento das vagas, sendo aceitas até duas inscrições por ligação telefônica.

ATIVIDADES REALIZADAS

Programa Atitude Legal

O Programa Atitude Legal foi lançado no dia 29 de outubro de 2009. Até julho de 2011, as ações educacionais do Programa, promovidas pela EJEF, envolveram diretamente um total de 7620 pessoas, entre magistrados, servidores e colaboradores da justiça de todas as comarcas do Estado de Minas Gerais, além de servidores de outros órgãos públicos.
Inicialmente, foram feitas várias apresentações da proposta do Programa para diversos públicos, incluindo membros do Fórum Permanente de Debates de Belo Horizonte, magistrados, gestores da 1ª e da 2ª Instâncias do TJMG, servidores e funcionários terceirizados do TJMG.

Excelência no Atendimento presencial
No período, foram realizados 44 cursos presenciais de Excelência no Atendimento. Na capital foram 24 cursos ministrados na Escola Judicial para magistrados e servidores; 2 turmas na Corregedoria; 2 turmas na Advocacia Geral do Estado e 2 turmas na Defensoria Pública da União, alcançando um total de 657 participantes. No interior, foram oferecidos 14 cursos,  da região metropolitana e para todos os contadores do interior, envolvendo um público de 571 pessoas. Foram, realizados, no total, 186 eventos, que atingiu uma carga horária de mais de 500 horas.

 

Excelência no Atendimento virtual
Para ampliar o acesso dos magistrados e servidores de todas as comarcas, vem sendo ofertado, desde 2009, um curso de Excelência no Atendimento na modalidade virtual. Nessa modalidade, já foram realizadas 7 turmas, com carga horária de 10 horas cada, envolvendo um total de 2416 participantes de mais 270 comarcas. Desse total, 182 se inscreveram como participantes do Programa Servidor Integrado - SERIN, voltado para servidores em estágio probatório.  

Encontro de Gestores
Tendo em vista o papel estratégico dos gestores para o sucesso das ações do TJMG, a EJEF organizou 3 encontros de gestores da 1ª e da 2ª Instâncias na capital, com a programação voltada exclusivamente para a temática do Programa Atitude Legal, além de incluir uma palestra do Programa no IV Encontro de Gestores da 1ª Instância de Belo Horizonte, realizado em 2009.

 

Palestras
As palestras proferidas nos  encontros de gestores – “A ética do cuidado” e “No princípio estão as relações” – foram filmadas e encaminhadas a todas as comarcas do Estado. A exibição dessas palestras possibilitou a reunião das equipes de servidores das comarcas, com o intuito de estreitarem os laços e compartilharem de reflexões sobre temas fundamentais para a melhoria da convivência no trabalho. Com essa estratégia, até julho de 2011, 2447 pessoas já tiveram acesso ao conteúdo abordado nessas palestras.
O vídeo com a palestra do último encontro realizado, intitulada “O ser humano em construção” e proferida pelo Professor Roberto Crema, já está sendo produzido e deverá ser encaminhado a todas as comarcas no 2º semestre de 2011.

Veja a matéria com título "Servidor: um ser humano em construção" no TJMG Informativom clique aqui (pág. 08).

Agenda para segundo semestre de 2011
Várias outras ações já estão agendadas para o 2º semestre de 2011, com a expectativa de que os magistrados e servidores se envolvam cada vez mais com o objetivo do Programa, que é promover a excelência no atendimento e o aprimoramento das relações de trabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Para saber mais, consulte a matéria Kit estimula boas ações (TJMG Informativo/Julho 2011 - página 05.

PLANILHAS E ESTATÍSTICAS

Estatísticas das atividades educacionais do Programa Atitude Legal

Período de outubro de 2009 a dezembro de 2011  

ATIVIDADE

Nº de eventos

Nº de participantes

CH total

Excelência no Atendimento Presencial - Capital

35

716

140

Excelência no Atendimento Presencial - Interior

15

588

52

Excelência no Atendimento EaD

10

3220

100

Programa Servidor Integrado - Serin

5

285

8

Apresentação do Programa Atitude Legal

11

564

22 1/2

Encontro de Gestores - Palestras

4

680

24

Palestras em DVD

131

2657

257

TOTAL

211

8710

603,5

 

 

 

   

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